![]() |
O consultor Ronaldo Weigand Jr. está elaborando o texto base da Estratégia Nacional de REDD+ |
Desde de dezembro de 2010, Ronaldo Weigand Jr., diretor da Nave Terra, está trabalhando como consultor para apoiar o Ministério do Meio Ambiente (MMA) na elaboração da Estratégia Nacional de REDD+. REDD+ (ou Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação Florestal) tem sido definido como
Políticas e incentivos positivos para a redução das emissões provenientes de desmatamento e degradação florestal, e incremento de estoques de carbono florestal (incluindo conservação e manejo florestal sustentável) em países em desenvolvimento.
Trata-se de uma estratégia internacional para redução das emissões globais dos gases que causam o efeito estufa (ou aquecimento global) com base na redução do desmatamento e degradação das florestas, o que (supõe-se) reduzirá muito os custos da redução de emissões para a economia global, além de trazer outros benefícios ambientais. Para participar, o Brasil tem que fazer seu dever de casa. Podemos ficar satisfeitos porque o país está bastante avançado. Mas falta definir aspectos importantes sobre como internalizar e distribuir os recursos de REDD+, apesar de já estarmos na liderança com o estabelecimento do Fundo Amazônia, um dos objetos da consultoria. Por isso, os próximos meses de trabalho do MMA e de seus parceiros sobre a Estratégia Nacional de REDD+ serão importantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário