Quem somos

A NAVE TERRA – CONSULTORIA SOCIOAMBIENTAL LTDA é uma empresa privada, fundada por Ronaldo Weigand Jr. e parceiros, e baseada em Brasília, DF, Brasil. Atuamos na área de gestão socioambiental, com foco na conservação da natureza, gestão de unidades de conservação, REDD+ (redução de emissões por desmatamento e degradação florestal), pagamento por serviços ambientais, desenvolvimento territorial com base conservacionista (DTBC), comunicação/educação ambiental e assessoria de design para produtos artesanais.

Razão de ser

Nossa razão de ser é tornar as iniciativas socioambientais mais efetivas e participativas, e particularmente, contribuir para tornar a conservação da natureza uma atividade eficaz, eficiente, viável, sustentável, geradora de empregos e renda, e integrada ao desenvolvimento econômico e social.
Participação...envolvimento das pessoas no conhecimento da realidade, nas decisões, nas ações e nos seus resultados.
Efetividade...combinação de eficiência (mais ações por investimento) e eficácia (mais resultados por ação): mais resultados por investimento.

Diferenciais

A Nave Terra trabalha com consultores qualificados e experientes em trabalhos interdisciplinares, com alto senso de compromisso com a conservação da natureza, com a ética e com a qualidade dos trabalhos. Nossa metodologia de consultoria é interativa, e combina a autonomia e a iniciativa do consultor com a participação do cliente. Por isso, ela favorece a internalização do aprendizado e dos conhecimentos gerados pela consultoria. Nossos relatórios são bem organizados e bem documentados, e também gostosos de ler. Trabalhamos com uma gama de ferramentas colaborativas, que permitem o acompanhamento do trabalho pelo cliente. Temos consultores fluentes em português e inglês e nossos textos podem ser gerados nos dois idiomas sem perder as boas qualidades acima. Temos experiência de consultoria nacional e internacional, em outros países da América Latina, e também para clientes nacionais e internacionais. O mais importante, nossa equipe tem independência para avaliações imparciais, e criatividade para a geração de inovações que atendam às necessidades do cliente.

Sócios-proprietários

A Nave Terra tem dois sócios-proprietários que também atuam como consultores:


RONALDO WEIGAND JR.


Ph.D. em Anthropologia, concentração em Tropical Conservation and Development (University of Florida)

Mestre em Estudos Latino-Americanos, concentração em Tropical Conservation and Development (University of Florida)

Engenheiro agrônomo (Esalq/USP)


Áreas de atuação:

·         Gestão de programas e projetos
·         Conservação da natureza
·         Desenvolvimento sustentável
·         Responsabilidade socioambiental
·         Parcerias e captação de recursos
·         Moderação de eventos

Clique para ver a experiência de Ronaldo descrita neste site.



Desde 2008, vem atuando como consultor independente e líder da Nave Terra – Consultoria Socioambiental Ltda. Neste período, seus clientes têm sido organismos internacionais, ONGs, e empresas, incluindo o IICA, The Prince´s Rainforest Project, PNUD, GIZ, Unesco, Embaixada Britânica, UNEP/WCMC, UICN, e GOPA. Seu foco tem sido as políticas públicas e programas relacionados com áreas protegidas, conservação da biodiversidade, e redução de emissões de desmatamento e degradação (REDD+).
Em 2008, foi diretor do Departamento de Articulação de Ações na Amazônia (DAAM), do MMA. De 2003 a 2007, foi coordenador do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), no Ministério do Meio Ambiente. Nesse período, coordenou a atualização do Mapa de Áreas Prioritárias para a Biodiversidade no bioma Amazônia, envolvendo uma oficina específica para as populações indígenas.
Em 2003, atuou como consultor do Instituto Interamericano para Cooperação na Agricultura – IICA, junto à Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Em 2002 desenvolveu consultoria para o Banco Mundial, avaliando os fóruns de desenvolvimento sustentável do Amapá, incluindo entrevistas com organizações indígenas em Macapá e Oiapoque.
Em 2001, fez o trabalho de campo para a tese de doutorado junto à comunidade pesqueira de Itacaré. De 1996 a 1997, atuou como consultor da cooperação técnica (CT) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para o Plano Agropecuário e Florestal de Rondônia (Planafloro), coordenando o componente de reservas extrativistas da CT. Em 1995, fez trabalho de campo para a dissertação de mestrado na Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri, Acre.
De 1992 a 1994, foi professor visitante de ecologia da Universidade Federal do Acre (UFAC), coordenando o Projeto Arboreto, que envolvia pesquisa com sistemas agroflorestais, um curso de especialização e extensão agroflorestal para pequenos agricultores, extrativistas e índios. Seu primeiro trabalho foi um levantamento dos métodos de valoração de impactos sobre ecossistemas florestais.




ALDA DUTRA DUARTE


Designer (Instituto Dragão do Mar - Secretaria Estadual de Cultura do Ceará)

Bacharel em Farmácia (Universidade Federal do Ceará)

Áreas de atuação:
·         Design de produto
·         Assessoria de design para o artesanato
·         Revitalização e valorização do artesanato
·         Ecodesign para feiras, stands e lojas
·         Desenvolvimento de marcas

Clique para ver a experiência de Alda descrita neste site


Vem atuando como consultora de orientação empresarial para o Sebrae no Distrito Federal, atuando junto a micro e pequenas empresas e empreendedores individuais.

Em 2010, desenvolveu para o Sebrae-GO o projeto Luziânia Cerrado-Luz, de decoração natalina.

Em 2009, adaptou uma metodologia de design participativo de artesanato junto à Associação dos Artesãos de Luziânia. O trabalho foi apresentado na Casa Cor Goiânia e no Capital Fashion Business (em Brasília, DF).

Seu trabalho junto aos artesãos de Tauá em 2005 resultou no reconhecimento do grupo local com o prêmio Top 100 do Sebrae.  

Desenvolveu o Projeto Cariri 4 Olhares, de levantamento da identidade iconográfica da região do Cariri, CE.

Consultores associados

A Nave Terra trabalha com uma série de consultores associados, mobilizados a partir das demandas dos clientes. Recentemente, a Nave Terra vem trabalhando com os seguintes consultores:


DANIELA DE OLIVEIRA E SILVA


Doutoranda em Desenvolvimento Sustentável

Mestre em Desenvolvimento Sustentável


Especialista em Economia do Meio Ambiente


Engenheira Florestal



Vem atuando como consultora em gestão de unidades de conservação, gestão de projetos, diagnósticos participativos, e elaboração de projetos para captação   de recursos, incluindo o levantamento dos custos das unidades de conservação apoiadas pelo Programa ARPA junto ao Funbio. Sua longa experiência no MMA inclui uma participação como técnica na equipe do Programa ARPA, onde fez a coordenação técnica da atualização do Mapa de Áreas Prioritárias para a Biodiversidade no Bioma Amazônia, apoiou a implementação do Sistema de Coordenação e Gerenciamento do Programa ARPA (SisARPA) e a elaboração da Estratégia de Conservação e Investimento (ECI) que incluiu a modelagem financeira dos custos das unidades de conservação, na Diretoria de Áreas Protegidas, onde coordenou a elaboração do Plano Nacional de Áreas Protegidas, na Diretoria de Florestas, e no Fundo Nacional do Meio Ambiente.

                     Gestão de unidades de conservação
                     Gestão de projetos
                     Diagnósticos participativos
                     Artesanato e inclusão social
                     Elaboração de projetos para captação de recursos


DAN PASCA


Ph.D. em Geografia Humana


Geógrafo



Especialista em Proteção e Gestão Sustentável das Florestas Tropicais, elaborando projetos, estudos e análises para a Funai, MMA e as instituições da Cooperação Alemã (GIZ/ex-GTZ e KfW) com os seguintes focos:

·         Proteção e Gestão Ambiental em Terras Indígenas.
·        Instrumentos e Estra­té­­gias In­te­gra­­das de Gestão Territorial no âmbito de Mosaicos de Áreas Protegidas e Corredores Ecológicos (UCs, TIs).
·       Mapeamento e Sistematização das situações de Sobreposição (UC / TI / TQ).
·         Gestão de Conflitos Ambientais e Interinstitucionais.

LUDIVINE ELOY COSTA PEREIRA


Doutora em Etudes Des Sociétés Latino Américaines


Mestre em geografia e prática do desenvolvimento


Engenheira agrônoma


Especialista em sistemas agrícolas
Especialista em sistemas agrícolas. Possui graduação em Agronomia pelo Agro ParisTech (2001), mestrado em geografia e prática do desenvolvimento - Université de Nanterre Paris X (2002) e doutorado em Etudes Des Sociétés Latino Américaines - Institut des Hautes Etudes dAmérique Latine (2005).

Atualmente é pesquisadora no Centre National de la Recherche Scientifique, UMR 5281 ART-Dev (Montpellier, França) e professora visitante no Centro de   Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de agronomia e geografia, com ênfase em sistemas agrícolas e manejo dos recursos naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: extrativismo, agrobiodiversidade, terras indígenas, agricultura de corte e queima, desmatamento, urbanização na Amazônia, populações tradicionais, direitos fundiários, áreas protegidas, manejo de fogo, pecuária de solta no Cerrado e serviços ambientais.


VERA MARIA WEIGAND

Mestre em Direito Econômico

Advogada





Especialista em direito ambiental e desenvolvimento urbano, sendo consultora experiente para governos e empresas, com grande capacidade de resposta a urgências, de comunicação com públicos diversos e diversas disciplinas. Tem larga experiência na gestão pública, tendo chefiado as procuradorias de Empresa Gráfica da Bahia, Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas e do Instituto de Terras da Bahia, onde se aproximou da causa indígena. Foco de atuação:

·         Direito ambiental
·         Sistemas legais e administrativos para a gestão de meio ambiente
·         Recursos hídricos
·         Desenvolvimento urbano

Foi professora de Direito Ambiental da Universidade Estadual de Feira de Santana, e atuou como representante no Conselho do Parque Nacional da Chapada Diamantina, Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) de Vera Cruz (BA), na Câmara Técnica de Assuntos Institucionais (CTIL) do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, e no Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) de Lençóis (BA).

Não perca nenhum post!

+ acessadas da semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...